São Paulo, 03 de fevereiro de 2022

Versão musical de “A Hora da Estrela” chega a São Paulo em fevereiro para temporada no Sesc Santana

Estrelado por Laila Garin, “A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa” tem direção e adaptação de André Paes Leme, direção musical de Marcelo Caldi e trilha original de Chico César

Banner evento a hora da estrela

O aclamado espetáculo “A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa” chega a São Paulo, a partir de 4 de fevereiro, para uma temporada no SESC Santana. Protagonizado por Laila Garin, ao lado de Claudia Ventura e Claudio Gabriel, com adaptação e direção de André Paes Leme, canções especialmente compostas por Chico César e direção musical e arranjos de Marcelo Caldi, o espetáculo ficará em cartaz até 27 de fevereiro, com sessões às sextas e sábados, às 21h, e aos domingos, às 18h.

A idealização e produção do projeto é de Andréa Alves, da Sarau Agência, responsável por espetáculos como ‘Elza’, ‘Suassuna – O Auto do Reino do Sol’, ‘Sísifo’ e ‘Macunaíma’. O projeto é patrocinado pela BB Seguros e pelo Banco do Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“Clarice Lispector é uma das escritoras mais aclamadas da literatura modernista brasileira e transformar seu romance em um musical é uma forma de manter viva a sua memória. Contribuir para a valorização da cultura nacional e possibilitar o acesso da população à literatura e ao entretenimento são algumas das prioridades da BB Seguros”, afirma Fabio Mourão, superintendente executivo de Marketing e Planejamento Comercial da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.

‘A Hora da Estrela’ foi o último livro escrito por Clarice, que faleceu pouco tempo após o seu lançamento. Suas páginas narram a saga de Macabéa, imigrante nordestina cuja vida no Rio de Janeiro é marcada pela ausência de afeto e poesia. Vista pela sociedade como uma mulher desprovida de qualquer atrativo, ela se contenta com uma existência medíocre: ganha menos do que um salário, divide um quarto com quatro pessoas, sofre com um chefe rigoroso e não atrai a atenção de ninguém.

Na obra literária, a história é contada por um escritor, que vê Macabéa na rua e resolve narrar a vida de uma pessoa tão invisível, comum e sem brilho, em um exercício de alteridade. Para a versão teatral, o diretor André Paes Leme propõe uma inversão e esta figura do escritor se transforma em uma atriz. Desta forma, Laila Garin tem o desafio de se alternar entre a Macabéa e a Atriz, que não somente narra, mas também comenta e lança uma série de questões ao longo da encenação.

André Paes Leme, que já assinou elogiadas adaptações de Guimarães Rosa (‘A Hora e Vez de Augusto Matraga’) e Nelson Rodrigues (‘Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados’), teve ainda a parceria de Chico César no processo de criação. As músicas pontuam toda a dramaturgia e aparecem para ilustrar o estado emocional e o interior de cada personagem.

Ao longo da montagem, as canções servem ainda para detalhar algum acontecimento e também para tirar as personagens do sofrido estágio em que se encontram, trazendo alguma fantasia para existências tão opacas. O espetáculo marca ainda a primeira vez em que Laila Garin atua em um espetáculo de composições inéditas, produzidas ao longo do processo de ensaios.

‘Interpretar a Macabéa, as canções de Chico e ser dirigida por André já seriam motivos mais do que especiais para estar em cena. Mas fazer ‘A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa’ vai além, é um espetáculo que diz exatamente o que queremos falar neste momento. Estar em cena também como a Atriz é uma afirmação deste ato poético e político que é o teatro. É um grito de indignação com muita poesia, lutando com as armas que temos. ‘A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa’ fala das pessoas supostamente invisíveis, fala de solidariedade, de olhar para o outro com afeto. Além de tudo, é uma peça sobre esperança’, analisa Laila.

Com passagem pelo Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Distrito Federal, o espetáculo já foi visto por mais de 68 mil pessoas, sendo mais de 64 por meio das lives transmitidas pelos canais BB Seguros e Banco do Brasil, ao longo de 2021.

Ficha técnica:

Projeto Gráfico: Beto Martins
Assessoria de Imprensa: Factoria Comunicação

Serviço:

Temporada de 4 a 27 de fevereiro de 2022.

Sesc Santana - Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana, São Paulo

Sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 18h.

A Brasilseg é a seguradora do grupo BB Seguros, holding que concentra os negócios de seguros, previdência, capitalização e planos odontológicos distribuídos pelo Banco do Brasil em seus canais físicos e digitais. Sua atuação concentra-se nos ramos de Vida, Habitacional, Rural e Massificados (Residencial, Empresarial e Condomínio), sendo a seguradora líder nacional nos ramos em que atua. Com faturamento de R$ 12 bilhões em 2021, conta com aproximadamente 1.900 colaboradores distribuídos entre São Paulo e Franca, onde fica sua Central de Relacionamento e Negócios.

Brasilseg