São Paulo, 18 de maio de 2021

BB Seguros celebra Dia Internacional dos Museus com números e exposição virtual do Egito antigo

Nos últimos nove anos a seguradora do Banco do Brasil apoiou diversas exposições de artistas de renome, como Tarsila do Amaral, Pablo Picasso e Paul Klee

Anualmente, no dia 18 de maio, é comemorado o Dia Internacional dos Museus. A BB Seguros, uma das empresas que mais incentivam a Cultura no Brasil, celebra a data apresentando alguns números do seu legado nesta área. De 2012 até aqui foram 25 exposições patrocinadas, com um público estimado de cerca de 10,5 milhões de visitantes.

“Os patrocínios oferecidos pela BB Seguros têm papel fundamental no desenvolvimento da cultura no Brasil e isso nos traz enorme satisfação. Entendemos que a arte e sua memória são fundamentais para a evolução da nossa sociedade e temos estes incentivos como uma missão para nós.”, diz Fabio Mourão, superintende executivo de Marketing e Planejamento Comercial da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.

A BB Seguros tem em seu histórico o apoio à passagem pelo Brasil de exposições de alguns dos artistas mais renomados da história das artes, nacionais e estrangeiros. Tarsila do Amaral, Salvador Dalí, Pablo Picasso, Jean-Michel Basquiat, Erwin Wrun e Paul Klee são alguns dos nomes que tiveram suas obras apresentadas ao público brasileiro com o apoio da companhia.

O apoio da BB Seguros a museus e mostras tem rendido alguns marcos de sucesso de público e crítica. A exposição “Egito antigo: do cotidiano à eternidade”, realizada no circuito do CCBB, recebeu o prêmio de Melhor Exposição de 2020 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). De quebra, a mostra foi a que mais atraiu o público na história do CCBB, com exatos 1.656.825 visitantes desde a sua estreia.

Realizada em 2014, a exposição “Salvador Dalí” foi a segunda mais visitada do histórico de patrocínios da BB Seguros. Ao todo, foram 1.515.754 pessoas que conferiram as obras do artista espanhol em diversas capitais brasileiras.

O terceiro lugar vem acompanhado de outras marcas relevantes – a mostra “Dreamworks Animation: A Exposição, uma Jornada do Esboço à Tela” atraiu 1.268.939 pessoas aos CCBBs em todo o país. Além disso, a exposição cravou o recorde de visitas ao CCBB em um só dia, marca que perdura até hoje. Foram 27 mil pessoas na unidade do Rio de Janeiro.

A BB Seguros apoia projetos de longo prazo nas áreas da Cultura, Educação, Esporte e Saúde, gratuitos e de grande relevância regional ou nacional, que contribuam para o incentivo do crescimento sociocultural do país.

Mostra “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade” pode ser conferida em tour virtual
Mesmo com as medidas restritivas em razão da pandemia de coronavírus, é possível conferir as peças da exposição “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade”, oriundas do Museo Egizio de Turim, na Itália, segundo maior em acervo de cultura egípcia do mundo, sem sair de casa.

Desde março o CCBB passou a oferecer um tour virtual que conta com gravações feitas na passagem da mostra pelo CCBB Rio de Janeiro, em 2020. Além de percorrer os ambientes, o visitante pode clicar nas imagens das peças e conferir o descritivo e a data de cada uma delas. O curador, Pieter Tjabbes, narra a visita, trazendo curiosidades sobre a civilização egípcia ao expectador. Há também audiodescrição das obras.

Além do tour virtual pela mostra, é possível conferir as peças pelo catálogo disponível na internet e pelo aplicativo Musea.