Prevenção de sinistro

Prevenção de sinistro

Quando ocorre um incidente com danos e prejuízos ao segurado, chamamos esta ocorrência de sinistro. Embora a BB Seguros esteja preparado para atendê-lo em caso de sinistro, sabemos que a prevenção é fundamental para o seu sossego e o bem-estar da sua família.

A seguir, você encontra dicas sobre como reduzir as chances de ocorrências de um sinistro, para as diferentes coberturas de nossos seguros residenciais. Mas, se mesmo assim você tiver um problema, não se preocupe! Estamos aqui para ajudá-lo. As informações apresentadas neste documento referem-se às coberturas e assistências que podem ser contratadas nos produtos de seguro residencial. Verifique sempre na sua apólice as coberturas e exclusões de seu seguro e, em caso de dúvidas, consulte seu corretor ou os nossos canais de atendimento.

Casos de incêndio

Casos de incêndio

Algumas causas de incêndio são conhecidas e de fácil prevenção, como panelas esquecidas no fogo, curto-circuito, queima de fusíveis e disjuntores, por exemplo. Entre os principais motivos de incêndios residenciais estão descargas elétricas ou atmosféricas, sobrecarga nas instalações elétricas ou falhas humanas, por descuido, desconhecimento ou irresponsabilidade.

Medidas de prevenção a incêndios são importantes não apenas para salvaguardar bens e proteger o seu patrimônio, mas também para salvar vidas.

  • Verifique as instalações elétricas e de gás;
  • Atenção aos utensílios domésticos;
  • Cuidado com o manuseio de materiais inflamáveis.
     

Caso haja suspeita de vazamentos ou na ocorrência de um incêndio, não esqueça de:

  • Fechar o registro e a saída de gás;
  • Retirar todos os materiais inflamáveis e/ou combustíveis próximos das saídas de gás ou do fogo;
  • Caso haja um botijão próximo, verificar a possibilidade de retirá-lo do local antes que o fogo o atinja;
  • Havendo sinais de fogo, entrar imediatamente em contato com o corpo de bombeiros pelo telefone 193.

Baixar manual de prevenção

 

É bom para você, é bom para o meio ambiente e ainda previne incêndios e desperdícios.

 

Resíduos


Evite o acúmulo de lixo em locais não apropriados. Em contato com faíscas, o material pode causar incêndio. Armazene o lixo em locais e embalagens adequados até o dia e horário certos para seu recolhimento. Além de reduzir riscos, você evita contaminações e a poluição do solo e da água no entorno da sua residência. Além dos cuidados com o armazenamento, lembre-se sempre de separar resíduos recicláveis. Esta prática ajuda a reduzir o volume de descartes em aterros e lixões, além de diminuir bastante o desperdício de materiais.

Eficiência de equipamentos elétricos


Geladeiras e outros utensílios domésticos mais antigos, além de consumirem mais energia, podem estar com as instalações, fios e contatos desgastados, o que aumenta o risco de curto-circuito e incêndio. Verifique e, se necessário, substitua aparelhos elétricos por versões mais eficientes e seguras. Você e sua família correm menos risco, economizam e contribuem para a preservação do meio ambiente.

Sobre a incidência de raios


Raios são uma preocupação constante entre os clientes que buscam o seguro residencial. Quando um raio atinge um condomínio ou residência, ou mesmo se atinge a rede elétrica nas proximidades, a descarga elétrica provocada é muito intensa e bastante superior ao que aparelhos e utensílios domésticos podem suportar.

Em casos mais severos, é possível até que haja danos graves na fiação do imóvel. Essa descarga pode percorrer grandes distâncias pela fiação, danificando a parte elétrica e os aparelhos ligados na tomada no momento da descarga de energia.

A melhor alternativa para se proteger contra os danos causados por raios é o aterramento da fiação elétrica. Esta prática é obrigatória no Brasil e vale a pena verificar se sua residência está regular! Com a instalação de um cabo de cobre no solo, descargas atmosféricas são direcionadas e facilitam o funcionamento de outros dispositivos de proteção contra danos elétricos, como os disjuntores.

O DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) é outro equipamento importante para a proteção de bens e residências em caso de incidência de raios. O aparelho auxilia na proteção de equipamentos eletrônicos contra picos de energia. Ele se parece com um disjuntor e sua instalação também ocorre de maneira quase idêntica. Há dois tipos básicos de DPS: geral e individual. O DPS de uso geral, normalmente é colocado próximo à caixa de distribuição de energia da casa. Já o DPS individual é colocado unicamente em uma tomada.

Tubulações rompidas

Tubulações rompidas

Vazamentos são uma dor de cabeça! Para prevenir acidentes com canos e tubulações, fique atento a alguns pontos importantes:

  • Atenção aos sinais como a cor da água, goteiras ou aumento do consumo;
  • Faça manuntenção preventiva e vistorias;

Outra medida importante para evitar vazamentos é fechar bem as torneiras, registros e chuveiros após o uso. Para verificar se a válvula da descarga de vasos sanitários com caixa acoplada está funcionando bem, abra a tampa e coloque corante na água. Se estiver vazando, a água no vaso ficará colorida. Para ver se existe algum vazamento, faça esse teste:

  • Feche todas as torneiras e o registro;
  • Trave a boia da caixa d’água e desligue equipamentos que utilizem água;
  • Aproxime-se do medidor de consumo de água – se ele continuar rodando mesmo com tudo fechado, há um vazamento.

Economize

Além de observar goteiras e consertar tubulações como prevenção, outras práticas como escovar os dentes com a torneira fechada, reduzir o tempo no chuveiro ou captar e reutilizar a água de chuva em outros processos (como a lavagem de quintais e jardinagem) ajudam a reduzir o consumo de água. Além de preservar o meio ambiente, a redução na conta é sempre bem-vinda!

Roubos e furtos

Roubos e furtos

A segurança é uma preocupação constante na nossa sociedade. Roubos e furtos dentro de casa podem tirar o nosso sono e, por isso, todo cuidado é pouco, não apenas com o patrimônio, mas especialmente com a família!

Prevenir-se contra esse tipo de sinistro é fundamental. A partir de análises realizadas com os nossos clientes e suas ocorrências, percebemos que as residências com maior risco de sinistro são aquelas que chamam mais atenção – pela aparência, facilidade de acesso ou pela evidência de objetos de valor em seu interior como carros, bicicletas e eletrônicos.

Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a tornar sua residência mais segura. Afinal, todo cuidado é pouco!

  • Dificulte o acesso ao interior de sua residência;
  • Tome cuidados dentro de casa e vitando manter bens de valor expostos;
  • Tome providências o se ausentar como trancar portas e janela e evitar entrega de correspondências;

Esperamos que você não tenha nenhum problema, mas se ao chegar em casa encontrar uma luz acesa, janela quebrada ou qualquer sinal suspeito, não entre! Afaste-se de casa e peça ajuda à polícia.

É bom para você, é bom para a sociedade!

 

Formalização e atenção aos direitos trabalhistas.

Trabalhadores domésticos e funcionários de condomínios estão muito próximos de nossas famílias e, muitas vezes, têm acesso direto a bens e valores que mantemos em casa. É importante checarmos se estes colaboradores são formalizados e têm seus direitos garantidos, mesmo que sejam terceirizados.


O respeito aos direitos trabalhistas, atenção ao relacionamento com este público e suas demandas ajuda a harmonizar a vida em casa, evita multas e processos trabalhistas e colabora com a segurança de todos.

Imagem
Location/location-globe-add
Já tem um seguro?
Acesse a Área do Cliente para informações sobre o seu seguro ou conheça
nossas opções de seguros para residências.