Ir para o conteúdo

Gestão Ambiental

Sustentabilidade - Gestão Ambiental

Por meio de sua Diretriz Ambiental, a Brasilseg orienta a implementação de ações para otimizar o uso de recursos naturais e mitigar os impactos de suas operações, garantindo o compromisso com os requisitos legais ambientais vigentes no país. O cuidado com o meio ambiente está presente no dia a dia da empresa, que possui metas e desafios para avançar nas práticas de gestão sustentável, com impacto em toda a cadeia de valor. 

Mostrar tudo

  • Atender à legislação ambiental aplicável e demais requisitos subscritos pela Brasilseg, que estejam relacionados aos seus aspectos ambientais;  
  • Atuar na conscientização ambiental como agente transformador da cadeia de valor, desenvolvendo ferramentas e implementando ações que permitam disseminar conceitos de sustentabilidade entre os principais stakeholders.
  • Proteger o meio ambiente por meio da prevenção da poluição e da conservação dos recursos naturais.
  • Melhorar continuamente as atividades/processos ambientais da Brasilseg
  • Integrar o meio ambiente ao dia a dia do negócio, de maneira que os processos, atividades e serviços sejam realizados de forma a minimizar os impactos ambientais.

Desde 2014, a sede da Brasilseg é certificada pela norma ISO 14001:2015, atestando que o SGA da empresa segue padrões internacionalmente reconhecidos.

A certificação foi conquistada graças ao estabelecimento de metas e indicadores ambientais para as áreas, investimentos em treinamentos para os colaboradores e adequação de processos aos padrões internacionais preestabelecidos pela norma.

Os aspectos e impactos ambientais significativos, diretos e indiretos, associados aos processos da sede da Brasilseg estão definidos por meio de planilhas de levantamento de aspectos e impactos ambientais (LAIAs) divididas por processo e constituem a base do Sistema de Gestão Ambiental.

O SGA da Brasilseg abrange todas as áreas e processos da sede da empresa e tem como escopo “Desenvolvimento, Comercialização e Gerenciamento de Processos Administrativos relacionados a Seguros de Pessoas, Rural, Habitacional e Massificados.”

Para a Brasilseg, a gestão eficiente do uso de recursos naturais diminui o impacto ambiental dos negócios, contribuindo também para a redução de custos operacionais. Por isso, a empresa investe na revisão de processos internos e no desenvolvimento de programas de ecoeficiência.

Os principais projetos desenvolvidos nesse aspecto são:
  • Curso e-learning de Gestão Ambiental obrigatório para todos os colaboradores.
  • Curso e-learning de Gestão Ambiental disponível de forma gratuita para todos os stakeholders. Clique aqui e faça o curso gratuitamente.
  • Engajamento dos colaboradores na Diretriz Ambiental desde o primeiro dia de trabalho e continuamente, por meio de campanhas de comunicação.
  • Uso de tecnologia de alta eficiência, para diminuição do consumo de água e energia no edifício sede.

Por meio da marca BB Seguros, a Brasilseg conta com um portfólio de produtos e serviços de assistência para a gestão do risco ambiental e para incentivar a adoção de práticas sustentáveis entre seus clientes:
  • Seguro Floresta ABC (Agrícola), que é destinado a produtores rurais, proprietários de terras de reflorestamento, indústrias de papel e celulose, cooperativas e associações do ramo. Protege plantações de eucalipto, pinus, seringueiras e outras espécies com finalidades comerciais. Com diferenciação na linha de crédito do Banco do Brasil.

Desde 2013, a Brasilseg participa do Programa Brasileiro GHG Protocol e registra publicamente suas emissões de CO2, garantindo transparência sobre informações relevantes para a sociedade e fortalecendo sua atuação em relação ao meio ambiente. O inventário da Brasilseg publicado em 2017 foi classificado como categoria prata.
Voltar ao topo