Ir para o conteúdo

Centenário de Clarice Lispector é celebrado com transmissão ao vivo de versão musical de ‘A Hora da Estrela’

Com exibição no YouTube e no canal Arte 1, a peça tem como protagonista Laila Garin, trilha original de Chico César e apoio BB Seguros e Banco do Brasil

No ano do centenário de Clarice Lispector (1920-1977), uma de suas obras mais emblemáticas ganhou versão musical para os palcos, absolutamente original. ‘A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa’, que estreou em março e teve temporada interrompida pela pandemia, será apresentada no dia 20 de dezembro, às 18h, o musical será transmitido ao vivo, diretamente do Teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil, por meio do YouTube (canal da BB Seguros, Sarau e Arte 1) e do Canal Arte 1.

O espetáculo tem adaptação e direção de André Paes Leme, canções especialmente compostas por Chico César e direção musical e arranjos de Marcelo Caldi.  A idealização e produção do projeto é de Andréa Alves, da Sarau Agência, responsável por espetáculos como ‘Elza’, ‘Suassuna – O Auto do Reino do Sol’, ‘Sísifo’ e ‘Macunaíma’. “O romance veio para a minha estante por meio da minha professora, que por coincidência se chamava Laila. Tive a ideia de propor para a Laila Garin protagonizar, com a direção do André, que é meu parceiro teatral há 30 anos, e as músicas do Chico César, que tinha feito as músicas do Suassuna. Essa rede afetiva e a descoberta do centenário foram os motivos perfeitos para dar mais potência ao projeto”, explica Andréa.

“Clarice Lispector é uma das escritoras mais aclamadas da literatura modernista brasileira e comemorar o seu centenário transformando seu romance em um musical é uma forma de manter viva a sua memória. Contribuir para a valorização da cultura nacional em todo o país e possibilitar o acesso da população às artes e ao entretenimento são algumas das prioridades da companhia”, afirma Fabio Mourão, superintendente executivo de Marketing e Planejamento Comercial da Brasilseg, uma empresa BB Seguros, que é uma das apoiadoras do espetáculo junto ao patrocinador Banco do Brasil. Para esta nova versão teatralLeme propõe uma inversão e a figura do escritor se transforma em uma atriz. Desta forma, Laila Garin tem o desafio de alternar entre os papéis de Macabéa e da Atriz, que não somente narra, mas também comenta e lança uma série de questões ao longo da encenação. “O trabalho de adaptação não é de reescrever o texto. É o trabalho de transportar o universo sem estar aprisionado a qualquer palavra, através da edição e deslocamentos de episódios”, conta o diretor.

“É um espetáculo que diz exatamente o que queremos falar neste momento. Estar em cena como Macabéa e também como a Atriz é uma afirmação deste ato poético e político que é o teatro. É um grito de indignação com muita poesia, lutando com as armas que temos. A peça fala das pessoas supostamente invisíveis, fala de solidariedade, de olhar para o outro com afeto. É sobre esperança, afinal”, analisa Laila, que se consagrou na última década como uma das grandes vozes do teatro musical brasileiro.


A HORA DA ESTRELA OU O CANTO DE MACABÉA

Transmissão ao vivo da peça: domingo, 20 de dezembro, às 18h.

Canais do YouTube
Sarau Agência – www.youtube.com/sarauagencia
BB Seguros – www.youtube.com/user/bbseguros
Arte 1 – www.youtube.com/canalArte1

Ficha Técnica


Da obra de Clarice Lispector
Adaptação e Direção: André Paes Leme
Idealização e Direção de Produção: Andréa Alves

Música:
Canção Original: Chico César
Direção Musical e Arranjos: Marcelo Caldi
Com Claudia Ventura, Claudio Gabriel e Laila Garin
Músicos: Fábio Luna, Pedro Aune e Pedro Franco

Diretor Assistente: Anderson Aragón 
Figurinos: Kika Lopes
Cenário: André Cortez
Iluminação: Renato Machado
Design de Som: Gabriel D’Angelo
Preparação Corporal: Toni Rodrigues  

Assistente de Figurino: Sassá Magalhães 
Assistente de Cenografia: Tuca Benvenutti 
Assistente de Preparação Corporal: Monique Ottati

Coordenação de Produção: Leila Maria Moreno
Produção Executiva: Raphael Baêta
Assistente de Produção: Paulo Farias 

Produção: Sarau Agência
Patrocínio: BB Seguros
Realização: Ágapa Criação e Produção Cultural

Projeto Gráfico: Beto Martins 
Assessoria de Imprensa: Factoria Comunicação 

Transmissão
Direção: Diego de Godoy

A produção adotou todas as medidas previstas na legislação para enfrentamento à disseminação da COVID-19, de forma a zelar pela saúde de toda a equipe contratada e permitir o exercício da profissão com segurança, antes e durante a realização do espetáculo.

____________________________________________

Sobre a Brasilseg
Empresa da BB Seguros, holding que concentra os negócios de seguros do Banco do Brasil, a Brasilseg atua nos ramos de Vida, Habitacional, Rural e Massificados (Residencial, Empresarial e Condomínio) com produtos comercializados nas agências do BB e em seus canais digitais. Emprega aproximadamente 1.900 colaboradores, possui uma Central de Relacionamento e Negócios própria na cidade de Franca (SP) e ocupa o 1º lugar nos ramos em que atua.

Mais informações da Brasilseg com CDN
brasilseg@cdn.com.br

Carolina Carone - 11 3643-2767
Thais Ferrite - 11 3643-2814
Pedro Orlandi - 11 3643-2788
Sandro Silva - 11 3643-2800
Ana Beatriz Paschoal - 11 3643-2737

Voltar ao topo