Ir para o conteúdo

Sustentabilidade

BB - Responsabilidade Social

Incluir a sustentabilidade no centro dos negócios é uma iniciativa cada vez mais estratégica. Isso porque a análise dos aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG) pode ser sinônimo de mitigação de riscos, eficiência operacional e promoção do crescimento sustentável com inovação.

Esse posicionamento faz parte do dia a dia do BB Seguros, que já integrou a sustentabilidade ao posicionamento estratégico do negócio, engajando a cadeia de valor em busca de resultados integrados e de uma atuação equilibrada com seus públicos de interesse, garantindo a perenidade do negócio. O Modelo de Gestão da Sustentabilidade adotado pelo BB Seguros é focado no entendimento e na análise das mudanças socioambientais e de governança que impactam direta ou indiretamente o resultado dos negócios e/ou a reputação da empresa.

Dessa forma, é possível aprimorar o processo de gestão de riscos socioambientais, bem como identificar novas oportunidades. Além disso, com a aplicação desse modelo, o BB Seguros fortalece o seu papel como seguradora, de identificar e assumir riscos considerando um mundo extremamente dinâmico e complexo.

Mudancas_img

Sustentabilidade

Mostrar tudo

Ciente de que a adesão a princípios, pactos e diretrizes nacionais e internacionais contribuem para o processo de gestão da sustentabilidade e para o aumento da transparência, o BB Seguros é signatário e/ou participa de maneira ativa dos seguintes princípios e acordos internacionais relacionados à sustentabilidade:

• Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI)
O BB Seguros integra, desde o inicio de 2015, o Conselho internacional do PSI, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente/Iniciativa Financeira – UNEP/FI criada para nortear as práticas sustentáveis entre as empresas do setor de seguro e fornecer diretrizes globais para o desenvolvimento e a expansão de gerenciamento de riscos.

• Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
As ações apoiadas e/ou desenvolvidas pelo BB Seguros demonstram a contribuição da empresa para os ODS da ONU (Organização das Nações Unidas), que devem ser implementados até 2030.

• Programa Brasileiro GHG Protocol
Desde 2013 o BB Seguros participa do Programa Brasileiro GHG Protocol e registra publicamente suas emissões de CO2, garantindo transparência sobre informações relevantes para a sociedade e fortalecendo sua atuação em relação ao meio ambiente.

• Protocolo do Seguro Verde
O BB Seguros é signatária do Protocolo do Seguro Verde, uma iniciativa criada com o objetivo de traçar diretrizes para a implementação de ações de responsabilidade socioambiental, reforçando o posicionamento do setor na preservação ambiental.

O BB Seguros investe no desenvolvimento sociocultural da sociedade com o apoio a iniciativas capazes de contribuir para a promoção da educação e da igualdade social e para o fortalecimento do conceito de cidadania. Em linha com esse posicionamento, os patrocínios são viabilizados por meio das seguintes leis de incentivo:

  • Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet)
  • Lei de Incentivo ao Esporte
  • Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad)
  • Fundo Nacional do Idoso
  • Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon)
  • Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas)

A escolha dos projetos prioriza ações recorrentes que possibilitem uma contribuição educativa, inclusiva e de valorização das pessoas e que estejam alinhadas à missão e aos valores do BB Seguros, bem como aos princípios dos quais a empresa é signatária.
As instituições são selecionadas após uma análise prévia realizada pela área de Sustentabilidade, que faz o acompanhamento dos projetos para verificar o cumprimento das metas estabelecidas. 


Em 2014, foram apoiados 46 projetos socioculturais, desenvolvidos por 42 instituições em todo o Brasil, que beneficiaram mais de 3,7 milhões de pessoas.
Para encaminhar sua proposta de projeto sociocultural para avaliação, clique aqui.


imagem_mapa_abrangencia

Por meio de sua Diretriz Ambiental, o BB Seguros orienta a implementação de ações para otimizar o uso de recursos naturais e mitigar os impactos de suas operações, garantindo o compromisso com os requisitos legais ambientais vigentes no país. O cuidado com o meio ambiente está presente no dia a dia da empresa, que possui metas e desafios para avançar nas práticas de gestão sustentável, com impacto em toda a cadeia de valor.

Certificações
Desde 2014, uma das sedes administrativas do BB Seguros, em São Paulo, é certificada pela norma ISO 14001, atestando que o sistema de gestão ambiental da empresa segue padrões internacionalmente reconhecidos.

A certificação foi conquistada graças ao estabelecimento de metas e indicadores ambientais para as áreas, investimentos em treinamentos para os colaboradores e adequação de processos aos padrões internacionais preestabelecidos pela norma.

Ecoeficiência
Para o BB Seguros, a gestão eficiente do uso de recursos naturais diminui o impacto ambiental dos negócios, contribuindo também para a redução de custos operacionais. Por isso, a empresa investe na revisão de processos internos e no desenvolvimento de programas de ecoeficiência.

Os principais projetos desenvolvidos nesse aspecto são:

• Curso e-learning de Gestão Ambiental obrigatório para todos os colaboradores

• Engajamento dos colaboradores na Diretriz Ambiental desde o primeiro dia de trabalho e continuamente, por meio de campanhas de comunicação. .

• Uso de tecnologia de alta eficiência, para diminuição do consumo de água e energia no edifício sede.

Produtos e serviços
O BB Seguros conta com um portfólio de produtos e serviços de assistência para a gestão do risco ambiental e para incentivar a adoção de práticas sustentáveis entre seus clientes:

• Seguro Floresta ABC (Agrícola), que é destinado a produtores rurais, proprietários de terras de reflorestamento, indústrias de papel e celulose, cooperativas e associações do ramo. Protege plantações de eucalipto, pinus, seringueiras e outras espécies com finalidades comerciais. Com diferenciação na linha de crédito do Banco do Brasil. .

• Coberturas Sustentáveis no Seguro Residencial (Massificados), como o Descarte Inteligente para móveis e equipamentos, e a Consultoria Ambiental.

Emissões
Desde 2013, o BB Seguros participa do Programa Brasileiro GHG Protocol e registra publicamente suas emissões de CO2, garantindo transparência sobre informações relevantes para a sociedade e fortalecendo sua atuação em relação ao meio ambiente. O inventário do BB Seguros publicado em 2017 foi classificado como categoria prata.

Voltar ao topo