Ir para o conteúdo

Sustentabilidade

BB - Responsabilidade Social

Incluir a sustentabilidade no centro dos negócios é uma iniciativa cada vez mais estratégica. Isso porque a análise dos aspectos ambientais, sociais e de governança pode ser sinônimo de redução de custos e promoção do crescimento com inovação.

Esse posicionamento faz parte do dia a dia do BB Seguros, que já integrou a sustentabilidade ao posicionamento estratégico do negócio, liderando a cadeia de valor em busca de resultados integrados e de uma atuação equilibrada com seus públicos de interesse, garantindo a perenidade do negócio. O Modelo de Gestão da Sustentabilidade adotado pelo BB Seguros é focado no entendimento e na análise das mudanças socioambientais e de governança que impactam direta ou indiretamente o resultado dos negócios e/ou a reputação da empresa.

Dessa forma, é possível aprimorar o processo de gestão de riscos socioambientais, bem como identificar novas oportunidades. Além disso, com a aplicação desse modelo, o BB Seguros fortalece o seu papel como seguradora, de identificar e assumir riscos considerando um mundo extremamente dinâmico e complexo, e garantindo que, no longo prazo, os interesses do negócio sejam resguardados e que novas práticas sejam induzidas em todo o setor.


Mudancas_img

Sustentabilidade

Mostrar tudo

Ciente de que a adesão a princípios, pactos e diretrizes nacionais e internacionais contribuem para o processo de gestão da sustentabilidade e para o aumento da transparência, o BB Seguros é signatária e/ou participa de maneira ativa dos seguintes princípios e acordos internacionais relacionados à sustentabilidade:

  • Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI)

O BB Seguros integra, desde o inicio de 2015, o Conselho do PSI, uma iniciativa internacional criada para nortear as práticas sustentáveis entre as empresas do setor de seguro e fornecer diretrizes globais para o desenvolvimento e a expansão de gerenciamento de riscos.

  • Pacto Global

O BB Seguros é signatária do Pacto Global, uma iniciativa desenvolvida pela ONU para mobilizar empresas a adotarem princípios relacionados a direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

  • Objetivos do Milênio

O BB Seguros também é signatária dos Objetivos do Milênio, definidos em 2000 pela ONU como o conjunto dos oito maiores problemas mundiais, para serem trabalhados e alcançados até 2015 por todos os países.

  • Global Reporting Initiative (GRI)

O BB Seguros segue as diretrizes da GRI para fazer a gestão de seus temais matérias seguindo as técnicas de medição e as bases de cálculo propostas pela entidade.

  • Programa Brasileiro GHG Protocol

Desde 2013 o BB Seguros participa do Programa Brasileiro GHG Protocol, consolidando o seu posicionamento em prol da sustentabilidade global, garantindo transparência sobre informações relevantes para a sociedade e fortalecendo sua atuação em relação ao meio ambiente.

  • Protocolo do Seguro Verde

O BB Seguros é signatária do Protocolo do Seguro Verde, uma iniciativa criada com o objetivo de traçar diretrizes para a implementação de ações de responsabilidade socioambiental, reforçando o posicionamento do setor na preservação ambiental.

O BB Seguros investe no desenvolvimento sociocultural da sociedade com o apoio a iniciativas capazes de contribuir para a promoção da educação e da igualdade social e para o fortalecimento do conceito de cidadania. Em linha com esse posicionamento, os patrocínios são viabilizados por meio das seguintes leis de incentivo:

  • Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet)
  • Lei de Incentivo ao Esporte
  • Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad)
  • Fundo Nacional do Idoso
  • Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon)
  • Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas)

A escolha dos projetos prioriza ações recorrentes que possibilitem uma contribuição educativa, inclusiva e de valorização das pessoas e que estejam alinhadas à missão e aos valores do BB Seguros, bem como aos princípios dos quais a empresa é signatária.
As instituições são selecionadas após uma análise prévia realizada pela área de Sustentabilidade, que faz o acompanhamento dos projetos para verificar o cumprimento das metas estabelecidas. 


Em 2014, foram apoiados 46 projetos socioculturais, desenvolvidos por 42 instituições em todo o Brasil, que beneficiaram mais de 3,7 milhões de pessoas.
Para encaminhar sua proposta de projeto sociocultural para avaliação, clique aqui.


imagem_mapa_abrangencia

Por meio de sua Política de Gestão Ambiental, o BB Seguros orienta a implementação de ações para otimizar o uso de recursos naturais e mitigar os impactos de suas operações, garantindo o compromisso com os requisitos legais ambientais vigentes no país. O cuidado com o meio ambiente está presente no dia a dia da empresa, que possui metas e desafios para avançar nas práticas de gestão sustentável, com impacto em toda a cadeia de valor.


Certificações
Em 2014, uma das sedes administrativas do BB Seguros, em São Paulo, foi certificada pela norma ISO 14001, que fixa padrões para os aspectos ambientais de sua operação, atestando que o sistema de gestão ambiental da empresa segue padrões internacionalmente reconhecidos. 


A certificação foi conquistada graças ao estabelecimento de metas e indicadores ambientais para as áreas, investimentos em treinamentos para os colaboradores e adequação de processos aos padrões internacionais preestabelecidos pela norma.


Ecoeficiência
Para o BB Seguros, a gestão eficiente do uso de recursos naturais diminui o impacto ambiental dos negócios, contribuindo para a redução de custos operacionais. Por isso, a empresa investe na revisão de processos internos e no desenvolvimento de programas de ecoeficiência que agreguem valor ao negócio e se traduzam em ganhos para o meio ambiente e, consequentemente, para a sociedade. 


Os principais projetos desenvolvidos nesse aspecto são:

  • Integração dos colaboradores sobre a Política de Gestão Ambiental por meio de ações para economia de recursos, divulgação de comunicados eletrônicos e impressos e intervenções físicas.
  • Treinamentos e conscientização de colaboradores e prestadores de serviços no tema gestão ambiental e controles operacionais.
  • Campanhas de conscientização sobre o consumo de energia para as sedes administrativas.
  • Controle de recursos naturais, com a instalação de temporizadores e arejadores em todas as torneiras dos banheiros.
Produtos e serviços
O BB Seguros conta com um portfólio de produtos e serviços de assistência com foco em meio ambiente e capazes de gerar valor ambiental e incentivar a adoção de práticas sustentáveis:
  • RC Danos Ambientais (Grandes Riscos), que procura minimizar os danos relativos à contaminação por vazamento ou acidentes com substâncias perigosas ou contaminantes.
  • Seguro Floresta ABC (Agrícola), que oferece cobertura para riscos climáticos de florestas, que tem impacto ambiental por ser derivado de uma linha de crédito do Banco do Brasil destinada à agricultura de baixo carbono.
  • Coberturas Sustentáveis no Seguro Residencial (Massificados), com serviços focados na preservação do meio ambiente, como o Descarte Inteligente, para móveis e equipamentos, e a Consultoria Ambiental.
  • Remoção de Destroços (Grandes Riscos), que é um serviço oferecido nas apólices para embarcações de recreio e aeronaves privadas e de uso executivo, sem custo adicional ao segurado, minimizando os danos ao meio ambiente.

Emissões
Signatário desde 2013 do Programa Brasileiro GHG Protocol, em 2014 o BB Seguros publicou o seu primeiro inventário de Gases do Efeito Estufa (GEE)/ano-base 2013 e conquistou o certificado Selo Ouro para a publicação do inventário de GEE, fortalecendo sua atuação em relação ao monitoramento e à redução de emissões.
Os indicadores reportados são: energia, resíduos, transporte de colaboradores, viagens a negócio, consumo de óleo diesel e consumo de combustível de frota própria e de terceiros.

Voltar ao topo