Ir para o conteúdo

GRUPO BB E MAPFRE patrocina retrospectiva sobre Iberê Camargo

Reconhecida pela Associação Paulista de Críticos de Arte como a melhor exposição retrospectiva em 2014, a exposição “Iberê Camargo: um trágico nos trópicos” chega ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Belo Horizonte reunindo 134 obras do artista, entre pinturas, desenhos, gravuras e matrizes especialmente selecionados pelo curador, professor e crítico de arte Luiz Camillo Osorio.

A mostra, que já passou pelo CCBB-SP, MAM Rio e CCBB-Brasilia, fica em exibição na cidade até o dia 28 de março, com entrada gratuita, e tem o patrocínio do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE.

“Tão importante quanto apoiar a realização de projetos socioculturais é destacar sua relevância para a sociedade, compartilhando os benefícios com todos os nossos públicos e fortalecendo o posicionamento do GRUPO como uma empresa que acredita e investe na cultura”, afirma Gilberto Lourenço, diretor geral de Administração, Finanças e Marketing do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE.

“Como seguradora, nosso papel é proteger as pessoas e os seus bens, mas esse posicionamento também envolve o cuidado com o desenvolvimento sociocultural que, para o GRUPO BB E MAPFRE, é considerado como um dos elementos fundamentais para a geração de valor à sociedade”, destaca Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do GRUPO BB E MAPFRE.

Os trabalhos do artista dividem-se em dois eixos, sendo o primeiro entre as décadas de 1950 e 1970, que destaca a poética madura de Iberê e, o segundo, já no final da década de 1980 e início dos anos 1990, marcado por sua dimensão trágica.

Obras como Natureza Morta, da década de 1950 – período em queIberêretornou da Europa para o Rio de Janeiro depois de estudar com mestres como Carlos Alberto Petrucci,De Chirico e André Lhote –, até as grandes e trágicas telas de sua última fase, nos anos 1990, que incluem as séries Ciclistas,As IdiotaseTudo Te é Falso e Inútil, poderão ser vistas.

“O núcleo da exposição é o processo de amadurecimento da trajetória deIberê, um dos maiores artistas da segunda metade do século XX; um pintor que brigou pela qualidade das tintas e, consequentemente, pela valorização das obras. Foi uma vida inteira dedicada à arte”, afirma o curador Camillo Osorio.

IberêCamargo é um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX. Autor de uma obra extensa, que inclui mais de 7 mil obras, entre desenhos, gravuras e pinturas pinturas, desenhos, guaches e gravuras,IberêCamargo conquistou inúmeros prêmios e participou de diversas exposições internacionais, tais como Bienal de São Paulo, Bienal de Arte Hispano-Americana em Madri, Bienal de Veneza, Bienal de Gravuras em Tóquio, entre outras exposições importantes. Faleceu em 1994, deixando sua obra a Maria, sua esposa e companheira inseparável, cuja coleção compõe hoje o acervo da FundaçãoIberêCamargo.

ACERVO DIGITAL
Além das obras em exposição no CCBB BH, o público pode acessar o Acervo Digital da FundaçãoIberêCamargo(www.iberecamargo.org.br/acervodigital). São 4 mil obras disponibilizadas em hotsite, com possibilidade de pesquisas cruzadas entre imagens e informações.

CURIOSIDADES
No hotsite,épossível conferir preciosidades, como um cartão de Natal que Iberê recebeu de Jorge Amado e Zélia Gattai e a troca de correspondência dele com o também artista Alberto da Veiga Guignard. Também um abaixo-assinado liderado por Iberê e enviado ao presidente das Organizações Globo na época, Roberto Marinho, criticando o fato de o jornalO Globodar cotações “bom”, “razoável”, “sofrível”, às exposições de arte.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO “IBERÊCAMARGO – UM TRÁGICO NOS TRÓPICOS”
Curadoria: Luiz Camillo Osorio | 134 obras entre pinturas, desenhos, gravuras e matrizes
Data: 27 de janeiro a 28 de março de 2016
Local: CCBB BH – Praça da Liberdade, 450, Funcionários
Horários de visitação: De quarta a segunda, das 9h às 21h
ENTRADA GRATUITA
www.iberecamargo.org.br

Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE
Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE conta com mais de 6 mil colaboradores, mais de 41 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente e distribuição multicanal.

Mais informações com CDN Comunicação Corporativa
Fernanda Monteiro – 11 3643-2804, e-mail fernanda.monteiro@cdn.com.br
Patricia Polo – 11 5111-1051, e-mail t_ppolo@bbmapfre.com.br, patricia.polo@cdn.com.br
Natália Dias – 11 3643-2820, e-mail natalia.dias@cdn.com.br
Harley Moreira – 11 3643-2767, e-mail harley.moreira@cdn.com.br

Voltar ao topo