Ir para o conteúdo

Depois das exposições sobre Renascimento e Impressionismo, GRUPO BB E MAPFRE patrocina a maior exposição sobre mestiçagem já feita no País

´Histórias Mestiças’ constrói inédita narrativa artística, política e social acerca das mestiçagens no Brasil. Abertura será em 16 de agosto, no Instituto Tomie Ohtake

Depois das exposições “Impressionismo: Paris e a Modernidade” e “Mestres do Renascimento”, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE viabiliza mais uma exposição de grande relevância para a cultura brasileira: “Histórias Mestiças”, a maior mostra já feita sobre as origens da mestiçagem no país. 

Além de apoiar a mostra, o GRUPO é também a seguradora oficial da exposição, contribuindo para viabilizar mais uma iniciativa cultural. 

Resultado de mais de dois anos de pesquisa dos curadores Adriano Pedrosa e Lilia Schwarcz, Histórias Mestiças é, nas palavras de Ricardo Ohtake, diretor-geral do Instituto Tomie Ohtake, onde fica em cartaz, “a exposição mais importante do instituto”.

Com cerca de 400 obras originais, provenientes de 60 importantes acervos nacionais e internacionais – entre os quais Musée Quai Branly, National Museum of Denmark, Instituto de Estudos Brasileiros – IEB/USP, Museu de Arqueologia e Etnologia – MAE/USP, Museu Nacional de Belas Artes, coleções Mario de Andrade, Masp, Biblioteca Nacional, Museu Joaquim Nabuco –, a exposição traz mapas, artefatos indígenas e africanos, fotos, documentos, textos, vídeos e histórias. 

Também foram encomendadas a artistas obras especialmente para a mostra. Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Luiz Zerbini, Thiago Martins de Melo, Dalton Paulo, Sidney Amaral são alguns dos nomes que aceitaram o desafio de produzir trabalhos em diálogo com a temática da exposição. 

“Ao apoiar iniciativas culturais de qualidade como esta, que trazem um novo olhar sobre temas de interesse da população, incentivamos a construção de um pensamento mais crítico por parte da sociedade e fortalecemos o nosso posicionamento como uma empresa que acredita e investe na cena cultural brasileira”, destaca Marcos Ferreira, presidente do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE nas áreas de Automóvel, Seguros Gerais e Affinities.

A exposição será aberta ao público em 16 de agosto e segue em São Paulo até 05 de outubro 2014. A entrada é gratuita.

Sobre o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE

Resultado da união estratégica entre o Banco do Brasil e a MAPFRE Seguros, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE é o maior nos ramos em que atua, com mais de 6 mil colaboradores, mais de 160 mil pontos de venda, incluindo corretores e agências bancárias. Possui um dos mais amplos portfólios de produtos do mercado, além de unidades de negócios especializadas, presença territorial abrangente e distribuição multicanal.

Mais informações

CDN Comunicação Corporativa

Contatos com Eric Paraense – 11 3643-2811, e-mail eric.paraense@cdn.com.br;  

Natália Dias – 11 3643-2820, e-mail natalia.dias@cdn.com.br

Patricia Polo – 11 5112-7485, e-mail t_ppolo@bbmapfre.com.brpatricia.polo@cdn.com.br

Harley Moreira – 11 3643-2767, e-mail harley.moreira@cdn.com.br

Voltar ao topo