Ir para o conteúdo

Dica sobre direção segura

Banco do Brasil Seguros - Motorista Amigo

Para que haja uma direção sustentável, precisamos estar atentos as regras básicas para segurança do motorista, pedestre, veículos e carga. A MAPFRE disponibiliza aqui, algumas dicas para você manter uma boa segurança e prevenir contra acidentes.

A documentação, tanto do veículo quanto do motorista, é de grande importância, para a livre circulação pelas vias urbanas e estradas.

Importante: Os documentos devem estar dentro do prazo de validade.

CRLV

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é o documento obtido após a realização do licenciamento e que concede ao veículo (e a seu portador) o direito de livre tráfego.

Tacógrafo

O dispositivo deve estar homologado pelo Inmetro, e seu disco precisa ser preenchido corretamente com os dados obrigatórios: nome do motorista, placa do caminhão e a data em que o disco foi inserido.

ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é o órgão que regulamenta a atividade do transporte rodoviário de carga. Esta certificação possibilita a maior divulgação de oferta de serviço, reduzindo perdas, roubos de carga e custos com seguros.

CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento que garante seu deslocamento com veículo automotor. É de grande importância que a categoria da CNH seja adequada ao tipo de veículo que pretende conduzir:

Categoria B: condutor de veículos utilizados em transporte de carga dos tipos trator de roda, trator de esteira, trator misto ou a combinação em que a unidade acoplada (reboque) não exceda 6 mil quilos.

Categoria E: condutor de combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou peso bruto total.

A CNH deve estar dentro da validade e não poderá estar suspensa ou caçada.

Curso de Mopp

Para o transporte de cargas perigosas, o condutor deve possuir o Curso de Mopp, bem como suas últimas reciclagens.

Tenha sempre em mãos telefones úteis da operação, como o número da PRF, da empresa contratante, da transportadora etc.

Rótulos de risco e painéis de segurança

O veículo transportador deve possuir rótulos de risco e painéis de segurança específicos (NBR 7500 da ABNT – cargas perigosas) e ficha de Emergência e Envelope para o Transporte (cargas perigosas), além do kit para atendimento à emergência (NBR 9735 da ABNT – cargas perigosas). Para o transporte a granel de cargas perigosas, é exigido para o tanque o Certificado de Capacitação para o Transporte de Produtos Perigosos a Granel (CIPP).

Certificado de Inspeção Veicular (CIV) e Emissões

Em relação ao caminhão-trator, é exigido o Certificado de Inspeção Veicular (CIV) e Emissões do escapamento (fumaça preta) dentro dos limites legais.

Voltar ao topo