Ir para o conteúdo

Notícias

Solo bem cuidado: primeira garantia de sucesso

Conservar o solo de forma adequada para garantir rentabilidade nas culturas plantadas é cada vez mais um tema atual entre os produtores. Sem um de seus principais recursos, é inviável produzir grãos que alimentem o mundo. Quando há problemas de compactação, que acarretam em diversos outros, como aumento da densidade e resistência mecânica, a produtividade das lavouras cai e os recursos naturais não são utilizados de forma eficiente.

Para combater a compactação do solo, é recomendado que o produtor adote em sua propriedade um sistema onde haja a diversificação das culturas com o processo colher-semear.  O sistema pode ser compreendido como: após a colheita da soja, em meados de abril, o produtor entra imediatamente com o plantio de alguma cultura de inverno para realizar a cobertura no solo. Aveia, centeio, trigo ou cevada podem ser implantadas. Essas culturas, além de favorecerem a aeração do solo, também servem como fonte de nutrientes para a cultura de verão.

Seguro realizado: segunda garantia de sucesso

Segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), já em 2019 o Brasil pode se tornar o maior produtor de soja do mundo. Para conseguir alcançar essa liderança e cada vez mais ser um protagonista mundial, o produtor rural precisa garantir a integridade da sua lavoura.  O produtor que investe recursos, tempo e dedicação no campo, sabe que o esforço aplicado durante meses pode ser perdido por uma chuva ou uma grande seca. Com o Seguro BB Agrícola, os negócios não precisam ser reféns da chuva ou do tempo ensolarado.  A lavoura é protegida e o produtor recebe indenizações dos prejuízos financeiros ocasionados.  As culturas de cevada e trigo, importantes para combater a compactação no solo, também são cobertas pelo BB Seguro Agrícola.

Voltar ao topo