Ir para o conteúdo

Notícias

Encontre o seu tipo ideal de seguro rural - Banner

Encontre o seu tipo ideal de seguro rural

O produtor de soja da região do município de Toledo, no interior do Paraná, sabe bem que a lida na lavoura é um negócio de alto risco. Na safra 2018/2019, um dos principais problemas foi a escassez de chuvas, além das altas temperaturas durante o cultivo. O resultado não poderia ser outro, senão a queda de 40% da produção em relação ao ciclo 2017/2018, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná.

Assim como aconteceu com a região de Toledo, outras regiões do Brasil também sofrem com eventuais problemas climáticos. Nestes casos, a BB Seguros oferece o BB Seguro Agrícola, uma modalidade de seguro que protege a lavoura do plantio até a colheita, indenizando o produtor mediante prejuízo causado por fenômenos naturais adversos tais como períodos de seca, excesso de chuvas, granizo, queda de raios, tromba d’água, geada, ventos fortes ou frios, ou mesmo variações excessivas de temperatura.

Agora, se além da proteção contra as intempéries, o produtor também quiser ficar protegido contra a queda na cotação do produto a fim de garantir seu faturamento, a opção é o BB Seguro Agrícola Faturamento.
Semelhante a este seguro, porém voltado para a atividade pecuária, existe o BB Seguro Pecuário Faturamento, que indeniza o produtor tanto diante da morte dos animais provocada por uma série de fatores como doenças não epidêmicas, acidentes, raio, envenenamento, asfixia, luta, etc., quanto em razão da redução do valor da arroba, assegurando, assim, o faturamento garantido na apólice. Vale ressaltar que este seguro também ressarce o pecuarista mediante a inviabilização da pastagem por motivo de seca ou incêndio.

Já o Seguro Ouro Vida Produtor Rural e o BB Seguro Vida Agricultura Familiar são seguros que amortizam ou até quitam as operações de crédito rural contratadas junto ao Banco do Brasil em caso de morte natural ou acidental do produtor, ajudando a amparar a família do segurado.

Uma outra situação bastante comum é o produtor dar em garantia algum de seus bens para a obtenção de empréstimos ou financiamentos rurais. Entretanto, estes bens, sejam eles produtos e insumos agropecuários, máquinas e implementos, ou mesmo benfeitorias, também estão sujeitos a uma série de imprevistos, tais como danos decorrentes de fenômenos naturais, acidentes, incêndio, explosão, roubo e furto, dentre outros. Nestes casos, o Seguro Penhor Rural cobre os prejuízos sobre o bem oferecido em garantia, dando ao produtor a certeza de que conseguirá honrar seus compromissos. Caso estes bens não tenham sido dados em garantia, aí o produtor pode contar com o BB Benfeitorias, Máquinas e Equipamentos Agrícolas ou o Ouro Implementos Agrícolas, a fim de não correr o risco de perder seu valioso patrimônio.

Como se não bastassem todos estes seguros, ainda existe o BB Seguro Floresta, que garante a proteção de florestas comerciais contra incêndios e raios, havendo também a possibilidade de cobertura adicional para certos eventos, tais como ventos fortes, granizo, seca, geada, tromba d’água e chuvas excessivas.
Entre no site da BB Seguros e veja qual o melhor seguro para o seu negócio.

____________________________________________

Fontes:

Voltar ao topo