Ir para o conteúdo

Notícias

Quer investir? Saiba quais as promessas do segmento agro - Banner

Quer investir? Saiba quais as promessas do segmento agro

O Brasil é um país pujante no agronegócio, sendo motivo de orgulho para todos nós. E se por um lado somos líderes em vários produtos exportados como carne bovina, carne de frango, suco de laranja e açúcar, por outro também temos um mercado interno forte para a maioria das culturas e de seus subprodutos. O campo, que ano após ano vem contribuindo de maneira decisiva para a economia brasileira, também é continuamente transformado em virtude das demandas ambientais, das recentes tecnologias e dos novos padrões de consumo das cidades, gerando grandes oportunidades para aqueles que desejam empreender. Veja quais segmentos ligados ao agro irão se expandir:

• Soluções hídricas
A limitação de água é um problema que afeta tanto agricultores quanto pecuaristas nas mais diferentes regiões produtoras. Neste cenário, serão cada vez mais demandadas soluções que possam contribuir para a otimização deste recurso.

• Informações sobre o clima
O agronegócio é muito dependente das condições do tempo. Assim, as informações preditivas a respeito do clima se tornam estratégicas não somente para a definição das culturas e variedades a serem plantadas, mas também em relação ao melhor momento para a realização das diversas operações agrícolas.

• Produtos orgânicos
Está havendo um crescente consumo de produtos orgânicos, cujo modelo de produção não permite a aplicação de produtos químicos. Trata-se de um interessante mercado, principalmente para os produtores de frutas, legumes e verduras.

• Soluções biológicas
O mercado consumidor está cada vez mais exigente em relação aos níveis de determinadas substâncias tóxicas encontradas nos alimentos, nos animais e no meio ambiente, em consequência da aplicação de produtos químicos. Com isso, os produtos biológicos serão cada vez mais requisitados nos sistemas produtivos.

• Agricultura de precisão
Os recursos utilizados na produção agrícola e pecuária estão cada vez mais caros e escassos, com a necessidade de que sejam mais bem aproveitados. Neste sentido, existirá um expressivo aumento de tecnologias que possam servir à agricultura de precisão.

• Logística
O recebimento de insumos e a distribuição dos produtos ainda é um dos grandes problemas do agronegócio, provocando perdas expressivas durante o seu transporte. Sem dúvida este é um mercado bastante promissor para aqueles que desejam se aventurar nesta área.

• Armazenamento
No Brasil há grande déficit de armazenagem para os produtos agrícolas, sendo cada vez mais necessária a implantação de sistemas de armazenamento que possam preservar a qualidade dos bens produzidos até o momento de serem comercializados.

____________________________________________

Fontes

Voltar ao topo