Ir para o conteúdo

Notícias

Calendário agrícola: saiba quando plantar e colher - Banner

Calendário agrícola: saiba quando plantar e colher.

O primeiro passo para que o agricultor tenha sucesso em sua atividade é saber se planejar de forma correta. E o planejamento começa por conhecer muito bem as condições ambientais de sua região, a fim de que possa não somente escolher as culturas e variedades mais apropriadas, mas também definir as melhores épocas para o plantio, o manejo e a colheita, tendo em vista reduzir custos e conquistar melhores índices de produtividade e rentabilidade.

Assim, o calendário agrícola mostra-se um importante aliado do produtor, servindo como um norte para ele possa estabelecer os períodos mais adequados para a realização das atividades agrícolas, em conformidade com a cultura e a região na qual ele está inserido.

Confira abaixo as indicações das melhores épocas de plantio e de colheita para algumas culturas e suas principais regiões produtoras, de acordo com o calendário agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que pode ser baixado através deste link .

• Algodão
Plantio : de dezembro a janeiro, no Maranhão e no Piauí; de novembro a fevereiro, na Bahia; de outubro a janeiro, no Centro-Oeste; e de novembro a abril, em Minas Gerais. Colheita : de junho a setembro, no Maranhão e no Piauí; de maio a setembro, na Bahia; de abril a setembro, no Centro-Oeste; e de abril a setembro, em Minas Gerais.

• Arroz
Plantio : de novembro a janeiro, no Tocantins; de novembro a março, no Maranhão e no Piauí; de outubro a janeiro, no Mato Grosso; e de setembro a dezembro, no Rio Grande do Sul. Colheita : de fevereiro a maio, no Tocantins; de março a junho, no Maranhão e no Piauí; de janeiro a maio, no Mato Grosso; e de fevereiro a maio, no Rio Grande do Sul.

• Milho 1ª safra
Plantio : de novembro a fevereiro, no Maranhão e no Piauí; de outubro a fevereiro, na Bahia; de setembro a dezembro, no Centro-Oeste; de agosto a dezembro, no Sudeste; e de julho a dezembro, no Sul. Colheita : de março a agosto, no Maranhão, no Piauí e na Bahia; de fevereiro a junho, no Centro-Oeste; também fevereiro a junho, no Sudeste; e de janeiro a junho, no Sul.

• Milho 2ª safra
Plantio : de janeiro a março, no Centro-Oeste; de janeiro a abril, no Sudeste e no Paraná. Colheita : de maio a setembro, no Centro-Oeste; de junho a setembro, no Sudeste; e de maio a setembro, no Paraná.

• Soja
Plantio : de outubro a dezembro, no Tocantins; de outubro a janeiro, no Maranhão, no Piauí e na Bahia; de setembro a dezembro, no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, sendo que no Rio Grande do Sul o plantio pode se estender até janeiro.
Colheita : de fevereiro a maio, no Tocantins; de fevereiro a julho, no Maranhão e no Piauí; de janeiro a abril, na Bahia e no Centro-Oeste; e de janeiro a maio, no Sul e Sudeste.

Assim, apesar do calendário agrícola auxiliar o agricultor a minimizar os riscos inerentes à sua atividade, ele não os elimina totalmente. Por isso, é sempre recomendável que o produtor faça o seguro agrícola para que, mesmo diante de um grave fenômeno natural, ainda assim ele possa ter a tranquilidade de seguir fazendo aquilo que é sua paixão: o trabalho no campo.

____________________________________________

Fonte:

Voltar ao topo