Ir para o conteúdo

Notícias

Sua fazenda está cada vez mais digital

Sua fazenda está cada vez mais digital

Já ouviu falar em agricultura 4.0? Se não, é melhor se preparar. O termo é a mais recente revolução do agronegócio no Brasil e no mundo. É a chamada agricultura digital, com maior participação de robótica, sensores e inteligência artificial, guiando o produtor em todas as atividades do campo. “A informação passa a ser o novo petróleo”, afirma a pesquisadora Silvia Massruha, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, de Campinas (SP).

Para entrar nessa onda, confira algumas das tecnologias que estão revolucionando o campo. Este pode ser o primeiro passo para você digitalizar sua propriedade.

Irrigação sob controle
A empresa Agrosmart, de Campinas (SP), monitora em tempo real as condições da lavoura por meio de sensores de solo e imagens de satélite. As informações são analisadas por um sistema de inteligência artificial, que fornece recomendações sobre irrigação ao produtor. O sistema permite economizar até 60% de água, 40% de energia e aumentar a produtividade em até 15%.

Monitoramento de máquinas
A americana The Climate Corporation está aos poucos tomando conta das máquinas no país. A empresa desenvolveu uma plataforma para monitorar o trabalho de máquinas agrícolas e medir sua produtividade durante as operações agrícolas, inclusive o voo de aeronaves na pulverização aérea de defensivos. Tudo a partir de sensores instalados nos equipamentos, capazes de apontar, em tempo real, eventuais falhas de desempenho.

Saúde das vacas
A empresa gaúcha Cow Med lançou um sistema capaz acompanhar a saúde de vacas leiteiras. Basta colocar um colar ou brinco nos animais para que o equipamento, com sensores instalados, faça a leitura do comportamento de cada fêmea. As informações são analisadas e enviadas em tempo real num aplicativo de celular, indicando possíveis enfermidades e, até mesmo, o cio dos animais.

Fontes:

* Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Campinas/SP - citação feita durante o evento Digital Agro 2018

* Agrosmart

* The Climate Corporation

* Cow Med


Voltar ao topo