Ir para o conteúdo

Notícias

Brasil: um imenso país com aptidão para muitas culturas

Brasil: um imenso país com aptidão para muitas culturas

O Brasil possui terras e recursos naturais em abundância. Sobre isso não há dúvida. São milhões de hectares agriculturáveis, com solo, clima e relevo propícios para o desenvolvimento da agricultura. Possuímos as maiores bacias hidrográficas e aquíferos do mundo, além de um regime hídrico privilegiado, possibilitando atingir a incrível marca de três safras por ano em algumas regiões, algo bastante incomum no restante do planeta.

Com um cultivo bem planejado e atenção às necessidades das lavouras é possível aproveitar ao máximo as características de clima de cada região do país. Dentro deste cenário, existem determinadas culturas anuais que melhor se adequam ao clima quente e úmido do verão, como é o caso do algodão, amendoim, arroz, feijão, girassol, mamona, milho, soja e sorgo. Geralmente estas culturas são plantadas no início ou no meio do período chuvoso para que não falte água durante a fase em que a planta necessita de mais umidade.

Já outras culturas, por serem menos dependentes de água e necessitarem de temperaturas mais baixas para o seu desenvolvimento, são mais adaptadas ao clima frio e seco. Essa condição é encontrada principalmente durante o inverno na região Sul do país, razão pela qual são denominadas “culturas de inverno”. E é o caso do centeio, cevada, aveia, trigo, triticale e canola.

Entretanto, é preciso considerar que, pelo fato do Brasil ser um país muito extenso, existindo uma variação grande de clima dentro de uma mesma estação do ano, há sempre a necessidade de o produtor seguir o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC). Este estudo, divulgado anualmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) através de uma portaria, tem como objetivo indicar as culturas e variedades mais adequadas para cada região, bem como orientar o agricultor em relação à melhor época de plantio.

Fontes:

* Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

* Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)¹
* Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)²

* Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB)¹
* Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB)²


Voltar ao topo